Escola Municipal Monteiro Lobato: História

A Escola Municipal Monteiro Lobato foi criada em 30 de outubro de 1962 pela Lei Municipal nº 1079.
Teve o início de suas atividades no Hospital do Pênfico, passando em 1º de fevereiro de 1976 pela lei 2.550 a funcionar como Escola Rural Municipal Monteiro Lobato, na chácara do Sr. Afrânio, no bairro Recreio dos Bandeirantes, em uma casa improvisada. Sua sede própria foi inaugurada em 15 de junho de 1988 e, com a extensão de série para atender alunos de 5ª a 8ª em 1993.

Em 1995 houve ampliação para atender a uma maior demanda de alunos.
Em 2001 foi novamente ampliada com a construção de 4 novas salas de aula, sendo uma delas, sala ambiente para o Projeto Ensino Alternativo que atende crianças com dificuldades de aprendizagem.


Em 2006, foi implantado na escola o Laboratório de Informática do Positivo, onde as mesas educacionais criam um ambiente que propicia o desenvolvimento de várias habilidade cognitivas que ajudam na aprendizagem, sendo uma experiências rica, divertida e significativa para o aluno em um ambiente virtual e prazeroso de conceitos mais complexo.


Em 2007, a escola conta com 654 alunos matriculados em 3 turnos, dos quais 362 são transportados por ônibus contratados pela Prefeitura Municipal de Educação, sendo os outros 292 residentes no próprio bairro.

Neste ano, foi implantado o Laboratório de Informática com 17 computadores onde a tecnologia de educação permite aos alunos o conhecimento de informática e a interatividade na internet através do Portal Aprende Brasil que dispõe de diversos conteúdos, desde educação infantil a ensino médio, que ajudam e facilitam o processo de ensino / aprendizagem.

Em março de 2008, a escola conta com 585 alunos nos 3 turnos, atendendo à população dos seguintes bairros: Recreio dos Bandeirantes, Gameleira II, Parque São Cristóvão, Jardim Maracanã, Jardim Induberaba.

Estamos numa região economicamente próspera, mas com um índice grande de famílias de baixa renda, além das situações agravantes de desemprego ,subnutrição, desestruturação familiar etc.

A escola conta hoje com 09 salas de aula, laboratório de Informática, sala do Sistema Positivo, biblioteca, secretaria, sala de direção, vice-direção, supervisão, sala de professores, 2 banheiros para professores, 2 banheiros para alunos (masculino e feminino), 1 refeitório, 1 cantina com despensa e banheiro de funcionários, 2 vestiários para educação física, 1 almoxarifado, 1 quadra de esportes.
Funciona atualmente em 3 turnos com a seguinte organização:

Matutino:
Turmas de 4ª a 8ª séries
Vespertino:
Turmas de 5 a 9 anos
Noturno:
8ª série e Educação de Jovens e Adultos
(EJA – 1º e 2º Segmento)
Direção Escolar:
Diretora:
Maximiliana Garcia
Vice-diretores:
Ana Lúcia N. Borges
Ednar Gomes Araújo
Edgard da Silva Júnior
Supervisores:
Thaís de Castro Rezende Costa
Geórgia de Andrade Assunção
Jovenira Aparecida Garcia