Pintura

TRABALHO REALIZADO COM O LIVRO DE LITERATURA “OS JARDINS” DA AUTORA MÔNICA SARTORI.

Foi contada a história pela professora e aberto um debate sobre as interpretações variadas retiradas do texto lido, do qual foram abordados:
• O lado pessoal: onde cada jardim é o retrato da personalidade de seu dono;
• Variações de espécies de plantas existentes no jardim;
• Tipos variados de jardim;
• Espécies regionais, isto é, plantas existentes em regiões variadas,
• A importância de plantar e preservar o meio ambiente.
Logo após, foi ministrado, com um fundo musical, aula de pintura onde cada aluno criou o seu jardim.
Confira, abaixo, nossas pinturas!


Turma: 8 anos B - Professora: Valéria Stacciarini

ELEIÇÕES 2008

ELEIÇÕES 2008
Em tempos de eleição, não podemos deixar de trabalhar com as nossas crianças sobre a importância do voto para o desenvolvimento do seu município.
Eu professora, trabalhei as categorias que seriam eleitas e as funções que ambos iam exercer se eleitos. Discutimos o que é um político correto, quais as propostas de seu partido. Refletimos se eram as propostas boas ou não para o nosso município.
Para concluir este trabalho, fizemos uma eleição em sala de aula, do qual cada um criaria seu partido, seu candidato e suas propostas de trabalho. Os alunos realizaram de forma prazerosa e descontraída seus trabalhos.
Este foi o poema trabalhado para a realização dos trabalhos:

MEU VOTO – Cristina do Vale
Voto certo,
Voto com consciência.
Voto sabendo
No que é melhor para todos

Voto válido.
Não voto branco,
Não voto nulo,
Eu faço minha escolha.

Voto com razão
Voto com emoção.
A razão na escolha,
A emoção de ser cidadão.

Voto no país,
Voto na democracia.
Voto acreditado
Que esta é a minha vez.

Professora: Valéria Costa Stacciarini Vieira
Turma: 8 anos B

04 de outubro - Dia do Poeta Aprenda mais com livroClips abaixo !

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Sobre a obra
Com mais de 70 títulos publicados, Drummond escreveu poesia, prosa, livros infantis e sobre antologia poética, tendo entre seus principais temas o indivíduo (complicado, torturado, estilhaçado), a terra natal, a família, o choque social, o amor, a existência e os amigos (figuras que admirava, de Mário de Andrade a Manuel Bandeira, de Machado de Assis a Charles Chaplin). “No meio do caminho” foi publicado originalmente na Revista de Antropofagia, no ano de 1928.
Sobre o autor
Carlos Drummond de Andrade nasceu em outubro de 1902 na cidade mineira de Itabira. Ainda jovem, foi estudar na capital Belo Horizonte e, posteriormente, em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro.

Com 19 anos começou a trabalhar no jornal Diário de Minas, veículo que lhe proporcionou o primeiro contato com os ‘Modernistas’ de São Paulo. Em 1925, então com 23 anos, formou-se em Farmácia, profissão pela qual nunca demonstrou grande interesse.

Fundou nos anos seguintes, com Emílio Moura e outros companheiros, a publicação “A Revista”, direcionada para divulgar o Modernismo no Brasil. Em 1928 publicou o poema “No meio do Caminho”, que causou grande comentário na época. Ainda em vida, foi considerado por muitos o maior poeta brasileiro de todos os tempos.

Entrou para o funcionalismo público em 1934 e mudou-se para o Rio de Janeiro - cidade onde, em agosto de 1987, morreu sua única filha, Maria Julieta de Andrade. Doze dias depois, o poeta viria a falecer. Entre os grandes da literatura brasileira, Drummond deixou em seu legado outras obras-primas, como o livro de poesias “A Rosa do Povo”.



ALVARES AZEVEDO

Sobre a obra
"Lira dos Vinte Anos" é um livro de poesias, publicado somente após a morte de Álvares de Azevedo.

A obra é dividida em três partes, mas encontra-se nas duas primeiras a chave para Álvares.

Na primeira parte, estão os textos mais sentimentais, de um poeta em devaneio. Na segunda, o leitor descobre um autor mais sarcástico e irônico.