7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde tem por objetivo alertar a população sobre os principais problemas de saúde pública.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o mais completo estado de bem estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença. O Dia Mundial da Saúde foi instituído em 7 de Abril de 1948, pela Organização Mundial da Saúde, com base no direito do cidadão à saúde e no dever do Estado quanto à promoção da mesma. O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente no dia 07 de Abril, com o objetivo de alertar a população sobre os principais problemas de saúde pública. Saúde pública não consiste apenas na soma da saúde das pessoas. É instrumento para o progresso social e econômico e está ligada com a paz, educação, habitação e equidade. No ano de 2002, o tema escolhido para o Dia Mundial da Saúde foi a atividade física, a pretensão da Organização Mundial da Saúde foi de promover estilos de vida saudáveis, o intento era impedir doenças e a incapacidade provocadas pelo sedentarismo, uma vez que esse aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, bem como os riscos do câncer, da hipertensão arterial, da osteoporose. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 60% a 85% dos povos do mundo possuem estilos de vida sedentários, fazendo com que esse seja um dos problemas de saúde pública que mais merecem atenção.

Em 2006, a data abrangeu a crise mundial do pessoal de saúde, onde centenas de organizações em todo o mundo incentivaram a realização de atos com o objetivo de chamar a atenção para essa crise. O objetivo principal da data foi a valorização do profissional da saúde. O tema para 2007, “Segurança Sanitária Internacional” teve como fundamento a necessidade de reduzir a vulnerabilidade das pessoas ao redor do mundo no que se refere aos riscos para a saúde. Em 2008, o Dia Mundial da Saúde está centrado na necessidade de proteger a saúde dos efeitos nefastos das alterações climáticas.O tema "Proteção da saúde das alterações climáticas" coloca a saúde no centro do diálogo global sobre as alterações climáticas. A OMS selecionou este tema reconhecendo que a mudança climática está causando cada vez maiores ameaças à saúde pública global.
Através de uma maior colaboração, a comunidade mundial estaria melhor preparada para enfrentar os desafios de saúde relacionados com o clima mundial. Exemplos deste tipo de ações de colaboração são: o reforço da vigilância e controle das doenças infecciosas, garantindo uma utilização mais coordenada no abastecimento de água, manutenção da saúde e coordenação de ações em casos de emergência.



Os impactos das alterações climáticas serão sentidos de modo desproporcional nas populações mais vulneráveis, que incluem os muito jovens, os idosos, e as populações mais pobres e isoladas. A vulnerabilidade é também mais sentida em áreas de doenças endêmicas ligadas à temperatura, e em áreas com menor produção de alimentos e menores recursos hídricos. Particularmente afetadas seriam as grandes cidades nas áreas costeiras.

Nenhum comentário: