Releituras

De acordo com Paulo Freire, leitura (alfabetização) não é somente o ato de descodificar símbolos, mas a interpretação do mundo, releitura de obra poderia ser uma reinterpretação da obra, perpassando uma primeira análise de aspectos como: a finalidade da obra; contexto cultural em que foi produzida; movimento artístico a que pertence; composição de formas e cores; etc.

Os alunos das turmas de 8 anos A (professora Fernanda) e 8 anos B (professora Valéria)trabalharam a releitura de algumas obras de Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Esta atividade ampliou o universo cultural dos alunos, que estudaram sobre a vida e as obras destes grandes artistas.

Através de desenhos os alunos expressaram sua criatividade, senso crítico fazendo a releitura das seguintes obras:


2 comentários:

Unknown disse...

Professores,

Como sempre ótimas matérias!
A tempos não comento, mais sempre estou de olho nos novos post's.
Sou sempre a favor da interação aluno/professor. Estamos passando por uma época onde o ensino a distância está se disseminando tão rapidamente pelo país, e diminuindo cada vez mais o contato professor/aluno. Temos que valorizar cada vez mais estas iniciativas de colocar no "ar" o resultado da real importância da presença do professor na formação acadêmica e pessoal do aluno, seja ela no ensino fundamental ou nos profissionalizantes.

Parabéns a escola.

Dr. Rafael L. V. Vasconcelos
Coordenador Pedagógico
Universidade do Estado do Amazonas
http://www.uea.edu.br/

WICANNY disse...

Autores do blog...

Gostei muito desse projeto sobre releituras de obras de arte. Incentivar crianças a se interessar por arte é algo divino. Adorei os desenhos, ficaram lindos. E a interação do professor com o aluno é algo essencial, pois muda a vida do jovem a níveis extraordinários, fazendo-os pessoas melhores de com riqueza cultural e moral. Parabéns

Pollyana Lopes