SISTEMA SOLAR - Uma aula divertida com a professora Silvana da turma 9 anos C

ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO
EDUCAR PARA A CIDADANIA
TURMA 9 ANOS C - PROFESSORA SILVANA GONÇALVES

Ø DISCIPLINAS: CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, LINGUA PORTUGUESA GEOGRAFIA E ARTES.
Ø CONTEÚDO: SISTEMA SOLAR.
Ø OBJETIVOS: Conhecer o Sistema Solar relacionando suas informações de forma interdisciplinar, de maneira que aprendam os nossos planetas vizinhos de forma interessante e divertida. Utilizar diferentes fontes de pesquisa.

ATIVIDADES PROPOSTAS
1- Matemática – Livro didático – Exercício contendo o nome dos planetas e propondo a montagem de uma tabela que os colocasse de forma ordinal em relação ao sol.
2- Ciências – Leitura em diferentes fontes: Coleção Ciências hoje e livros didáticos sobre o tamanho dos planetas, sua temperatura e a distancia entre eles, e ainda características próprias de cada um (anotar dados coletados).
3- Laboratório Informática: pesquisa portal site (verificar com Herbert) - documentário sobre os planetas (anotar dados coletados).
4- Português - Ditado, formação de frases e ordem alfabética – Nome dos planetas.
5- Trabalho em casa (abaixo)

TRABALHO DE GEOGRAFIA E ARTES
Turma 9 anos C – Professora Silvana Gonçalves

Conforme já estudamos em sala de aula e no Laboratório de Informática, através de nossas pesquisas vimos que o Sistema Solar é formado por alguns planetas, cada qual com seu tamanho, sua temperatura e sua rotação com relação ao sol. O nosso Planeta Terra está entre eles.
ROTEIRO DO TRABALHO
Em cartolina ou em folha de papel chamex se preferir, ilustre o Sistema Solar através de desenho, pintura ou colagem de papel colorido. Use a sua criatividade!
Não se esqueça de observar e escrever:
v Nome dos Planetas
v Sua posição com relação ao Sol
v Tamanho de cada um em relação ao sol e aos outros planetas.
Escreva o nome da escola, seu nome, sua turma e o nome de sua professora.

*Data de entrega: 11/4 (sexta-feira) – valor 6 pontos –
Bom Trabalho. Você é capaz. Silvana

RESULTADO FINAL

a) Anexo – Fotos dos trabalhos realizados em casa após as pesquisas e todas as atividades acima propostas! Todos fizeram. Destaquei alguns.Que lindinhos!

Aluna: Bruna Cristina Miranda de Andrade





Aluna: Ana Carolina Nascimento Silveira





Aluno: Matheus Gonçalves Santana


b) Relato da professora:
O resultado superou minhas expectativas. O empenho dos pais e dos alunos com o trabalho proposto para casa foi muito grande. Entregaram antes da data e fizeram com vontade e interesse.
Destaco também o apoio e a participação do professor Herbert, pois o documentário que os alunos viram no laboratório foi fundamental para sua aprendizagem.
Ressalto ainda a melhora no vocabulário ao falar de distância, proporção, temperatura dos planetas, as cores e formas que foram obedecidas. Tiveram a noção de grandeza ao retirar de gravuras e demonstrar em seus cartazes. Que experiência boa!
Enfim, a cada dia que passa percebo com convicção que trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar além de torná-los mais ricos, facilita a aprendizagem dos alunos, pois eles passam a fazer ligações entre as coisas que nos cercam, e passam a ver o mundo e a vida de forma mais coesa e menos fragmentada. Fazemos parte de um universo e precisamos sentir esta verdade! Educar para a cidadania para mim é isto!


Silvana
21/04/08








2 comentários:

Rose disse...

Professora Silvana
Existe um grande diferencial no trabalho que você desenvolve: você acredita! Acreditar no potencial dessas crianças é acreditar em um Brasil melhor. Parabéns pelo belissimo trabalho que estão desenvolvendo. Tomara outros professores espelhem-se no exemplo.
Grande abraço
Profa. Rose
Brasilia - DF

carlos disse...

professores vc tem um diferencial.acreditam no potencial de seus alunos,isso é muito importante pra todos nós alunos nos sentirmos apoiados pelos professores,espero que todos sigam esse exemplo.pois nos alunos precisamos de professores empenhados assim como vcs.um grande abraço e que tenha mais iniciativas como essas
aluno: carlos
rio de janeiro