SISTEMA SOLAR - Uma aula divertida com a professora Silvana da turma 9 anos C

ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO
EDUCAR PARA A CIDADANIA
TURMA 9 ANOS C - PROFESSORA SILVANA GONÇALVES

Ø DISCIPLINAS: CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, LINGUA PORTUGUESA GEOGRAFIA E ARTES.
Ø CONTEÚDO: SISTEMA SOLAR.
Ø OBJETIVOS: Conhecer o Sistema Solar relacionando suas informações de forma interdisciplinar, de maneira que aprendam os nossos planetas vizinhos de forma interessante e divertida. Utilizar diferentes fontes de pesquisa.

ATIVIDADES PROPOSTAS
1- Matemática – Livro didático – Exercício contendo o nome dos planetas e propondo a montagem de uma tabela que os colocasse de forma ordinal em relação ao sol.
2- Ciências – Leitura em diferentes fontes: Coleção Ciências hoje e livros didáticos sobre o tamanho dos planetas, sua temperatura e a distancia entre eles, e ainda características próprias de cada um (anotar dados coletados).
3- Laboratório Informática: pesquisa portal site (verificar com Herbert) - documentário sobre os planetas (anotar dados coletados).
4- Português - Ditado, formação de frases e ordem alfabética – Nome dos planetas.
5- Trabalho em casa (abaixo)

TRABALHO DE GEOGRAFIA E ARTES
Turma 9 anos C – Professora Silvana Gonçalves

Conforme já estudamos em sala de aula e no Laboratório de Informática, através de nossas pesquisas vimos que o Sistema Solar é formado por alguns planetas, cada qual com seu tamanho, sua temperatura e sua rotação com relação ao sol. O nosso Planeta Terra está entre eles.
ROTEIRO DO TRABALHO
Em cartolina ou em folha de papel chamex se preferir, ilustre o Sistema Solar através de desenho, pintura ou colagem de papel colorido. Use a sua criatividade!
Não se esqueça de observar e escrever:
v Nome dos Planetas
v Sua posição com relação ao Sol
v Tamanho de cada um em relação ao sol e aos outros planetas.
Escreva o nome da escola, seu nome, sua turma e o nome de sua professora.

*Data de entrega: 11/4 (sexta-feira) – valor 6 pontos –
Bom Trabalho. Você é capaz. Silvana

RESULTADO FINAL

a) Anexo – Fotos dos trabalhos realizados em casa após as pesquisas e todas as atividades acima propostas! Todos fizeram. Destaquei alguns.Que lindinhos!

Aluna: Bruna Cristina Miranda de Andrade





Aluna: Ana Carolina Nascimento Silveira





Aluno: Matheus Gonçalves Santana


b) Relato da professora:
O resultado superou minhas expectativas. O empenho dos pais e dos alunos com o trabalho proposto para casa foi muito grande. Entregaram antes da data e fizeram com vontade e interesse.
Destaco também o apoio e a participação do professor Herbert, pois o documentário que os alunos viram no laboratório foi fundamental para sua aprendizagem.
Ressalto ainda a melhora no vocabulário ao falar de distância, proporção, temperatura dos planetas, as cores e formas que foram obedecidas. Tiveram a noção de grandeza ao retirar de gravuras e demonstrar em seus cartazes. Que experiência boa!
Enfim, a cada dia que passa percebo com convicção que trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar além de torná-los mais ricos, facilita a aprendizagem dos alunos, pois eles passam a fazer ligações entre as coisas que nos cercam, e passam a ver o mundo e a vida de forma mais coesa e menos fragmentada. Fazemos parte de um universo e precisamos sentir esta verdade! Educar para a cidadania para mim é isto!


Silvana
21/04/08








MARAVILHAS DO CORPO HUMANO

Entre o tumulto da puberdade, e o conforto de nossos últimos anos o corpo alcança o seu apogeu, a idade adulta, forte, alerta, completamente desenvolvida, encaramos agora os desafios dos adultos, a transmissão de nossos genes a constituição de uma família, no entanto, nosso corpo não deixa de sofrer alterações a, cada passo ele se transforma e no lento e gracioso arco da maturidade o corpo humano participa da mais extraordinária de todas as jornadas – a era da maturidade.
Nos humanos, somos abençoados com vidas longas, duas vezes mais longas do que as das pessoas à apenas um século, e assim, hoje, durante muito tempo os nossos corpos permanecem no apogeu o caleidoscópio dos sentidos, o poder dos músculos, tudo funcionando em sua plenitude, e mesmo assim, eles não estão parados mudam continuamente formando e reformando. Durante nossa vida adulta o ciclo de mudança continua e tudo começa coma as CÉLULAS. Os nossos corpos são formados por colônias organizadas de células, na verdade, o que vemos ao olharmos para nos mesmo são grandes comunidades de células, trilhões delas. A vasos sanguíneos suficiente para sozinhos darem a volta ao mundo quatro vezes.
A cada momento células estão sendo formadas, enquanto outras estão morrendo, juntas participam de uma coreografia e um vasto minueto de criação e transformação, é um processo que não tem fim.
Até mesmo no feto que se desenvolve rapidamente determinadas células recebem na verdade sinais para se auto destruírem, à medida que a mão cresce, células devem se eliminadas para que os dedos e as fendas entre eles sejam esculpidos, da mesma maneira que um escultor “cinzela” um bloco de pedra. Durante toda nossa existência, a vida e a morte, o começo e o fim estão interligados. Na verdade a cada hora quase um bilhão de células no seu corpo morrem. E é uma sorte que isso aconteça, elas são substituídas por células novas em folha. É isso que nós mantêm vivos e saudáveis, dessa maneira, estamos constantemente renascendo a cada ano de nossa vida.
Para nos um coração pulsando foi sempre algo do que um simples músculo, ele é o próprio símbolo da vida. No inicio do século havia uma teoria popular sobre o envelhecimento que era centrado no coração, era algo como a teoria da velocidade, esta teoria propunha que cada animal tinha um número finito de batimento cardíaco, cerca de um a dois bilhões, assim enquanto animais com batimentos cardíacos rápidos deveriam viver apenas alguns anos, outros com batimentos mais lentos como os seres humanos poderiam viver até um século. Mas ficou comprovada que a teoria estava errada, a verdade é que há muitas coisas que não entendemos no processo de envelhecimento, mas o que conhecemos é fascinante.
Dentre todos os sentidos, talvez a visão seja o mais vital ¼ inteiro do nosso cérebro é dedicado à visão, muito mais que os outros sentidos. O que se vê quando se olha ao fundo do olho, é apenas uma parte do cérebro que é visível ao mundo exterior. O nervo ÓPTICO localizado atrás do olho é uma extensão direta do cérebro, seguindo ao longo do nervo óptico, passamos pelo cérebro, aqui atrás da cabeça é aonde chega à informação visual, nossos são apenas janelas, na verdade vemos com nosso cérebro.
É difícil entender como a visão é complicada, até o momento que se tenta programar um computador para que se veja, depois de anos de tentativas e erros, os cientistas entenderam que o olho era apenas o primeiro passo, o cérebro faz a maior parte do verdadeiro trabalho. Nos seres humanos a visão é incrivelmente sofisticada, o mecanismo é bastante complicado. Quando a pupila dilata, podemos olhar diretamente a retina através do cristalino, ela esta localizada no fundo do olho, e é, vermelho devido o vaso sanguíneo, que produz olhos vermelhos tão comum em fotografias com fleches.
A retina e seus receptores registram a luz da cena a nossa frente. O cristalino em nosso olho produz uma imagem na retina que na realidade esta de cabeça para baixo, o nosso cérebro corrige isso ao nos informar que o que vemos esta ao contrário, o cristalino em si, é apenas o básico, ele tem a produzir uma imagem pouco nítida nas margens, mas quando se trata de focalizar, não é só o cristalino que importa é a retina. O ponto branco de onde emerge os vasos sanguíneos é o nervo óptico, ele carrega os sinais visuais para o cérebro, mas a área do olho que faz a maior parte do trabalho é aquele pequeno circulo escuro no centro da tela que é chamado “macula” e tem apenas um centímetro de diâmetro, bem no meio daquele circulo mais bem observado com luz verde há uma pequena depressão com uma mancha amarela no centro é conhecido como “fobia”, é o que nos dá uma imagem focalizada, toda vez que vemos algo com nitidez, não é toda a retina que é a responsável, mas apenas aquela pequena parte com somente dois décimos de milímetro de diâmetro, mas por ser tão diminuta o que ela vê em foco é apenas uma pequena parte da cena a nossa frente.
Quando somos crianças, o cristalino em nosso olho tem uma cor azul muito pálida, na meia idade essa cor começa a amarelar e mais tarde pode até ser marrom, mas em todos os estágios o cérebro corrige essa coloração de modo que não temos a menor consciência dela, e há mais uma mudança, na frente do olho há a íris colorida, e atrás dela o cristalino, no olho de uma criança pequena o cristalino é quase transparente, mas esse é apenas um processo que afeta a todos nos.
A medida em que envelhecemos, não percebemos o desenvolvimento dessa opassificação, pois não nos lembramos de como podíamos ver as coisas em dada época.
A luz do sol pode ser, extremamente nociva a pele mesmo aqueles que se bronzeiam com facilmente terão rugas prematuras, o envelhecimento normal sozinho já causa alterações na pele. Uma pessoa jovem terá em media uma espessura de pele de dois décimo de milímetro, uma pessoa mais velha tende a ter pele mais fina (cerca de 25% mais fina), a razão para isso é que a pele mais velha perdeu substâncias conhecidas com colágeno e elastina proteínas que constituem a estrutura subjacente de uma pele jovem e saudável.
À medida que a pele se torna menos elástica, a flexão constante dos músculos faciais produz gradualmente as rugas, portanto, atenção, estimula-se que cada 200mil franzimentos de sobrancelhas vão imprimir uma ruga de expressão. Uma maneira de avaliar a idade da pele é beliscar o dorso da mão e observar o que acontece, a pele jovem logo volta ao lugar, em torno do 30/40 anos a volta é mais lenta, e a pele mais velha demora bem mais tempo para voltar ao lugar.
É claro que nosso corpo tem outras mudanças reservadas para nos ao longo dos anos. Um exemplo, a calvície que é produzida pelo hormônio masculino a testosterona, alguns folículos filosos são extremamente sensíveis a esse hormônio. Ao mesmo tempo em que a testosterona faz com que os homens percam os cabelos da cabeça, ela produz o crescimento de pelos mais vigoroso em outros lugares, este crescimento tende a ocorrer nas orelhas e no nariz. O cabelo corporal não é a única coisa que cresce à medida que envelhecemos, parece que o nosso nariz continua crescendo por toda a nossa vida, o que é bom, pois, 90% do que saboreamos é na verdade odor. As nossas orelhas também crescem, no final todas essas mudanças graduais resultam em uma transformação da nossa aparência ao longo dos anos.
A medida em que envelhecemos a nossa audição começa a se deteriorar um pouco é, extraordinário a maneira de como todos os sentidos de nosso corpo funciona, inclusive a audição. O ouvido externo coleta os sons e os conduz para fazer vibrar os tímpanos, essas vibrações são transmitidas pelo ouvido médio, por ossos muito pequenos, esses são os únicos ossos que param de crescer logo após o nascimento. Um adulto tem os ossos do ouvido do mesmo tamanho de um recém nascido. Um deles é o menor osso do corpo o “estríbo”, ele se encontra no ouvido interno, e as vibrações passam através dele. No outro lado esta a “Cóclea” um pequeno tubo ósseo em espiral, ele é o responsável por ouvirmos uma ampla variedade de sons.
Com o auxilio de um microscópio eletrônico, pode-se observar algo impressionante, como o som é transmitido ao cérebro. Aqui estão fileiras de minúsculos cílios de apenas 2 centímetros de milímetro de altura, a medida que vibram com um ruído ,enviam sinais elétricos para o cérebro, o que percebemos com sons. A medida em que envelhecemos, algumas pessoas continuam a ouvir relativamente bem, mas outras perdem tantas células ciliadas que só podem captar sons muitos altos.
É claro que se sua audição esta se deteriorizando e sua visão já não é tão é assim tão boa, cérebro tem que compensar da melhor maneira que puder.
Por volta dos 70 anos muitas pessoas já perderam 1/3 de sua força muscular, mas isso não é inevitável o exercício regular, pode ajudar a manter os músculos.
O envelhecimento é um dos grandes paradoxos da biologia humana, pois, os nossos corpos estão sempre renovando a nossa pele, esta continuamente substituindo a maior parte da poeira que encontramos em nossa casa é pele morta que escamou a medida que foi sendo substituída por células novas.
O oxigênio pode ser um dos responsáveis pelo nosso envelhecimento, pois, ele tem o habito de tirar pedaços de outras moléculas danificando nossas células e tecidos.
OBS:
Esta atividade foi desenvolvida com alunos de 6ª e 7ª séries, no conteúdo de ciências com a finalidade de mostrar para os mesmo a importância e a complexidade do corpo humano. Esta atividade motivou os alunos à busca de novos conceitos e conhecimentos do que se refere o corpo humano. Uma atividade que serve como reflexão e aperfeiçoamento do conhecimento.

7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde tem por objetivo alertar a população sobre os principais problemas de saúde pública.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o mais completo estado de bem estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença. O Dia Mundial da Saúde foi instituído em 7 de Abril de 1948, pela Organização Mundial da Saúde, com base no direito do cidadão à saúde e no dever do Estado quanto à promoção da mesma. O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente no dia 07 de Abril, com o objetivo de alertar a população sobre os principais problemas de saúde pública. Saúde pública não consiste apenas na soma da saúde das pessoas. É instrumento para o progresso social e econômico e está ligada com a paz, educação, habitação e equidade. No ano de 2002, o tema escolhido para o Dia Mundial da Saúde foi a atividade física, a pretensão da Organização Mundial da Saúde foi de promover estilos de vida saudáveis, o intento era impedir doenças e a incapacidade provocadas pelo sedentarismo, uma vez que esse aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, bem como os riscos do câncer, da hipertensão arterial, da osteoporose. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 60% a 85% dos povos do mundo possuem estilos de vida sedentários, fazendo com que esse seja um dos problemas de saúde pública que mais merecem atenção.

Em 2006, a data abrangeu a crise mundial do pessoal de saúde, onde centenas de organizações em todo o mundo incentivaram a realização de atos com o objetivo de chamar a atenção para essa crise. O objetivo principal da data foi a valorização do profissional da saúde. O tema para 2007, “Segurança Sanitária Internacional” teve como fundamento a necessidade de reduzir a vulnerabilidade das pessoas ao redor do mundo no que se refere aos riscos para a saúde. Em 2008, o Dia Mundial da Saúde está centrado na necessidade de proteger a saúde dos efeitos nefastos das alterações climáticas.O tema "Proteção da saúde das alterações climáticas" coloca a saúde no centro do diálogo global sobre as alterações climáticas. A OMS selecionou este tema reconhecendo que a mudança climática está causando cada vez maiores ameaças à saúde pública global.
Através de uma maior colaboração, a comunidade mundial estaria melhor preparada para enfrentar os desafios de saúde relacionados com o clima mundial. Exemplos deste tipo de ações de colaboração são: o reforço da vigilância e controle das doenças infecciosas, garantindo uma utilização mais coordenada no abastecimento de água, manutenção da saúde e coordenação de ações em casos de emergência.



Os impactos das alterações climáticas serão sentidos de modo desproporcional nas populações mais vulneráveis, que incluem os muito jovens, os idosos, e as populações mais pobres e isoladas. A vulnerabilidade é também mais sentida em áreas de doenças endêmicas ligadas à temperatura, e em áreas com menor produção de alimentos e menores recursos hídricos. Particularmente afetadas seriam as grandes cidades nas áreas costeiras.

QUANDO ME AMEI

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.E então, pude relaxar.Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.Hoje sei que isso é...Autenticidade.Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.Hoje chamo isso de... Amadurecimento.Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.Hoje sei que o nome disso é... Respeito.Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.Hoje sei que se chama... Amor-próprio.Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.Hoje sei que isso é... Simplicidade.Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.Hoje descobri a... Humildade.Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.Tudo isso é... Saber viver!!! Charles Chaplin

OBSERVAÇÃO: Esta postagem foi trabalhada no laboratório com as turmas de 4ª a 8ª séries, com o objetivo de resgatar a auto-estima e os valores humanos.